VAZIO
MÚSICA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Rede Salesiana Brasil

Preliminares

Os encontros da Escola Salesiana América inspiraram o surgimento e a caminhada da Rede Salesiana de Escolas – RSE, no Brasil. O relato apresentado em Santo Domingo, por ocasião do encontro dos Referentes ESA indicava os rumos assumidos pela Região Brasil e as fundamentações das escolhas.

O início da RSE, inspirado pela proposta do II Encontro de Educação Salesiana da América, no Equador (Cumbayá) em maio de 2001, foi uma decisão ousada, mas sólida.

Uma vez instituída em 2002, a RSE se propôs um desenvolvimento de qualidade focando, principalmente,  a formação dos educadores e gestores de suas Escolas, em consonância com a reflexão e as orientações advindas da ESA.

Assim, no III ESA (08 a 13 de maio de 2008), quando foram definidas quatro metas a serem trabalhadas pelas Inspetorias e, no nosso caso, pela Rede Salesiana de Escolas (Formação, Comunicação, Animação-Gestão-Acompanhamento e Avaliação), redirecionamos nossas opções para o foco que nos era apontado.

Agora, na celebração dos 10 anos da RSE, iniciamos um momento novo de nossa caminhada. Com a solidez de um projeto de sucesso, estamos mais confiantes com o futuro da Educação Salesiana no Brasil.

Constituição da Rede Salesiana Brasil – RSB

Após uma caminhada conjunta que foi se estruturando de forma gradual, principalmente por meio da rede de escolas, os SDB e as FMA do Brasil decidem consolidar essa parceria com a constituição legal de uma Associação que lhes permita qualificar cada vez mais o projeto educacional salesiano no Brasil. Assim há dois anos vem amadurecendo um plano de integração das ações pastorais de Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora com maior consistência e sustentabilidade. Foi após longos debates que se chegou (novembro de 2011) a uma definição de consenso: a criação da Rede Salesiana Brasil. Esta se constitui como uma Associação civil de direito privado, confessional, educacional e cultural, sem fins lucrativos, regida por estatuto próprio e pela legislação em vigor, com início em 31 de janeiro de 2012.

Finalidade da RSB

A RSB tem por finalidade assegurar a sustentabilidade do projeto educativo salesiano no Brasil nas várias formas em que se apresente.

Para isso estabeleceu em seu estatuto o seguinte objeto:

a) difundir os valores da educação católica;

b) integrar as diversas instituições afins, através de redes;

c) criar, desenvolver, coordenar, incentivar e manter redes para atuação em áreas específicas, tais como educação e outras que se achar conveniente;

d) articular, orientar e assegurar a defesa e assistência das associadas, visando o aperfeiçoamento, a modernidade e a produtividade de suas instituições, obras e atividades nos campos da educação, cultura, saúde, comunicação social, desporto, promoção humana e assistência social;

e) apoiar e divulgar o trabalho socioeducativo, cultural, de assistência social e de animação missionária das associadas;

f) decidir sobre  a proposta educativa e os procedimentos a serem adotados por todas as redes específicas formadas no bojo da RSB;

g) apoiar ações  de promoção humana beneficente, filantrópica e de assistência social;

h) fiscalizar a administração das redes formadas pela RSB.

A RSE no contexto da Rede Salesiana Brasil

A Rede Salesiana de Escolas atualmente é mais que o conjunto das escolas que se comprometem a concretizar a pedagogia salesiana no processo educacional e a adotar o material didático específico para a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio, e Educação Infantil). Hoje a RSE é a primeira rede constituída oficialmente em parceria por SDB e FMA do Brasil.

Rede CISBRASIL
CNPJ 03.916.018/0001-26
SHCS CR Q. 506 Bloco B Lj 65/66
Asa Sul - CEP 70350-525
Brasília - DF
(61) 3214-2300
ISI – Informações e Soluções Inovadoras