VAZIO
MÚSICA
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Conheça a EDB

A Editora Dom Bosco, com o novo selo editorial dos salesianos do Brasil - EDB, terá seu foco em educação e juventude e traz como novidade a publicação de obras em formato digital.

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) têm uma forte presença e tradição no mercado editorial brasileiro. Um espaço que foi conquistado, ao longo dos anos, pela Editora Salesiana, obra pertencente à Inspetoria de São Paulo. No final do ano passado, por decisão conjunta das seis inspetorias SDB no Brasil, essa tarefa de divulgação do carisma e dos ideais da congregação por meio de publicações editoriais passou a ser uma responsabilidade nacional, a cargo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (Cisbrasil). Sendo assim, está previsto para o próximo dia 31 de janeiro o lançamento oficial de um novo selo: a Editora Dom Bosco – EDB.

“A decisão foi tomada como fruto da experiência de trabalho em rede conquistada pelos salesianos em outros campos, como a Rede Salesiana de Escolas. É uma forma de expandir o alcance da editora, que agora passa a ser uma responsabilidade do conjunto das inspetorias”, afirma o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, que coordena os trabalhos da EDB na Cisbrasil.

Segundo a gerente editorial da EDB, Zeneida Cereja da Silva, “a identidade da editora permanece a mesma, porém com uma maior abertura para as demandas regionais. A linha editorial continuará se ocupando com as questões juvenis, educacionais e pastorais”. Os quatro focos das publicações da EDB serão: Salesianidade, Educação, Juventude e Catequese.

A principal novidade está no ingresso da editora no universo das publicações em linguagem digital. Vários títulos já estão sendo transformados para e-Pub (o formato padrão dos livros digitais) e poderão ser adquiridos e “baixados” pela internet, para leitura direta em computador ou em tablet. O primeiro desses títulos é O Ensino Religioso no projeto pedagógico pastoral salesiano, de Antonio Boeing (Org.).

História

Nos anos 1960, os salesianos de São Paulo transferiram para a obra do bairro da Mooca, região industrial da Capital, a tipografia e todos os cursos de artes gráficas, que antes funcionavam no Liceu Coração de Jesus. Como caminho natural, em 1968 o bairro recebeu também a editora da congregação, que ali tomou o nome de Editorial Dom Bosco.

Inicialmente, as publicações eram voltadas para salesianidade, catequese e religião. Com o tempo, a editora foi gradativamente ocupando outros espaços. No início dos anos 80, constavam no catálogo também livros didáticos e paradidáticos, biografias, obras na área de educação e literatura juvenil. A já então Editora Salesiana Dom Bosco contava, inclusive, com livrarias próprias.

A editora, entretanto, sofreu um forte revés no final da década de 80. A estagnação econômica vivida pelo país no período potencializou problemas internos, que levaram os salesianos a praticamente suspender as publicações por mais de uma década. Embora com poucos lançamentos de livros, a empresa não ficou parada. Durante esses anos, até 2007, a Editora Salesiana foi a responsável pela produção de todo o material da Campanha da Fraternidade.

O nascer do novo milênio foi também de renovado impulso para a Editora Salesiana, que retomou os lançamentos constantes de livros nas áreas de salesianidade, religião e literatura infanto-juvenil. Essa nova fase foi em grande parte decorrente do empenho da editora em produzir paradidáticos de qualidade para a Rede Salesiana de Escolas.

Conforme afirma o padre Roberto Donizete dos Santos Furtado, atual diretor da obra, “é com todo esse histórico positivo de prestação de serviços para os salesianos que a Editora Salesiana, em São Paulo, cessa suas atividades editoriais e a Cisbrasil, em Brasília, inicia uma nova editora, a EDB”. A obra salesiana da Mooca mantém o ensino profissionalizante e a gráfica, que continua atendendo tanto a demandas externas, como as necessidades de outras obras salesianas de todo o país.

Rede CISBRASIL
CNPJ 03.916.018/0001-26
SHCS CR Q. 506 Bloco B Lj 65/66
Asa Sul - CEP 70350-525
Brasília - DF
(61) 3214-2300
ISI – Informações e Soluções Inovadoras