O cenário convulso do século XIX italiano é o contexto em que São João Bosco, familiarmente chamado Dom Bosco, funda a obra salesiana. O carisma salesiano, o seu método educativo e a sua espiritualidade traduzem-se numa constante preocupação em relação aos adolescentes e jovens mais vulneráveis. A sua variada experiência nas obras e nas iniciativas resulta hoje de grande atualidade educativa; muitas das suas intuições ainda são extraordinariamente atuais, mesmo levando em conta a época em que foram propostas aos jovens e aos educadores do seu tempo.
A história de Dom Bosco educador, considerada em algumas das suas conquistas mais significativas, ajuda a compreender algumas constantes e alguns aspectos característicos na identidade, na tradição histórica e na dinâmica transformadora próprias do estilo educativo dos Salesianos de Dom Bosco. Como educador comprometido, evangeliza[1]dor fecundo, catequista prático e escritor incansável desde os primeiros tempos, ele saiu em busca dos jovens abandonados, desorientados, carentes, para encarregar-se deles, reuni-los, oferecer-lhes meios de subsistência: trabalho, educação e esperança de um futuro melhor. Dom Bosco encarna em si o programa apresentado por ele muitas vezes: “Vivemos numa época em que é preciso agir”; é preciso “trabalhar e trabalhar incansavelmente, se não quisermos assistir à ruína total desta geração”, é preciso “unir-se na ação e agir”.
O Leitor concorda em aceitar este Termo de Uso com as políticas e princípios de uso da biblioteca EDBBRASIL.ORG.BR. Estes termos estão sujeitos à mudança em qualquer tempo e deverão ser aceitos a cada download.